quarta-feira, 31 de março de 2010

CARLOS BRITTO 31/03/10

Professores da Rede Municipal de Ensino de Casa Nova encerram paralisação

quarta-feira, 31/03/2010

casanova2Após 18 dias de paralisação, os professores da rede Municipal de Ensino decidem retornar às salas de aula em Casa Nova. A decisão foi tomada após negociação realizada com a Secretária de Educação e APLB Sindicato na tarde de ontem (30). O sindicato ressaltou a intermediação do deputado federal Joseph Bandeira para que as negociações fossem realizadas.

Entre as reivindicações foram estabelecido algumas resoluções para questões como lotação de professores excedentes, reforma das escolas e licitação da merenda escolar.

Segundo a APLB sindicato a falta de salas de aulas para alunos matriculados também começou a ser solucionada. Algumas casas já foram alugadas no interior e na sede e serão usadas as salas da Escola Estadual Irene Campos e do Colégio Conselheiro Luiz Viana até que seja regularizada a situação.

Os professores afirmam também que continuam em estado de mobilização e caso não sejam cumpridos os acordos as atividades serão mais uma vez paralisadas.

-

quarta-feira, 31/03/2010

O Hospital Regional de Juazeiro – HRJ irá realizar cirurgias e algumas biópsias de pacientes com câncer, diagnosticados pela equipe do Hospital do Câncer de Barretos, que atende em Juazeiro na Carreta de Prevenção ao Câncer, projeto do hospital em parceria com a cantora juazeirense Ivete Sangalo.

A cooperação vai permitir o atendimento na unidade hospitalar a partir de abril, quando devem ser realizadas pelo mastologista do HRJ, 39 cirurgias de pequeno e médio porte. Das pacientes beneficiadas 90% são de Juazeiro. A realização das cirurgias no HRJ evita o deslocamento das pacientes para Salvador ou até mesmo para Barretos-SP.

Essa cooperação também vai permitir que biópsias que precisam de estrutura hospitalar, ou demais procedimentos, possam ser feitos no HRJ. Inicialmente não será realizada mastectomia, que é a retirada da mama”, explicou o superintendente do HRJ, Rodrigo Marques.

O HRJ pertence a rede estadual de saúde e é gerenciado pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP.

Armup cobra conclusão das obras da Compesa

quarta-feira, 31/03/2010

Buraco_da_Compesa_1-1-1Esta semana o diretor presidente da Agência Reguladora do Município de Petrolina (Armup), Antônio Melo Júnior, encaminhou o ofício nº 068/10, cobrando da Compesa informações sobre o andamento das obras e a conclusão dos serviços de setorização e macromedição da rede de distribuição do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) na cidade. O ofício também ressalta que o não cumprimento do prazo implica em sanção prevista em lei.

De acordo com a Compesa a primeira etapa das obras, que consiste na implantação das linhas tronco de distribuição, das intervenções nos bairros em situação mais crítica e da macromedição de todo o sistema já estão em fase de conclusão. A Companhia ainda informou que os recursos para realização da segunda etapa já foram garantidos pelo governo e a previsão é de que as obras se estendam até julho de 2010.

A preocupação da Armup é que sejam evitados transtornos para a população, e que a pavimentação do trecho em que a obra está sendo executada seja refeita logo após a conclusão do trabalho.

(foto ilustrativa)

Seriedade do Chapéu de Palha é questionada por petrolinense

quarta-feira, 31/03/2010

Programa-Chapeu-de-PalhaDepois do desperdício de mais de 300 pães encontrados no escritório do Chapéu de Palha, no bairro Loteamento Recife, em Petrolina, na manhã de ontem (30), a seriedade do Programa do Governo do Estado passa a ser questionada pelos pernambucanos.

De acordo com a petrolinense Andréa Maciel, o Chapéu de Palha é desorganizado e a seleção que o Programa fez enganou alguns professores.

“O Chapéu de Palha é mesmo uma farsa, além de desperdiçar pão, engana o povo. Uma professora participou de um seletivo da prefeitura e foi aprovada, ligaram para ela informando que ela ia trabalhar como coordenadora, depois ligaram de novo dizendo que foi engano, e o nome dela não estaria na lista. Depois ligaram outra vez dizendo que havia tido outro engano e informaram então o endereço da escola, e qual foi a surpresa ao chegar ao endereço indicado? A escola não existe. Muitos professores passaram por isso, e até hoje ninguém fez nada”, contou.

Acidente deixa vítima fatal no Sertão pernambucano

quarta-feira, 31/03/2010

Na última terça – feira (30), um acidente entre dois veículos na BR-232, próximo a São José do Belmonte, Sertão de Pernambuco, deixou uma vítima fatal.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima foi identificada como Orlando Silva de Lima, 53 anos.

Outras três pessoas ficaram feridas na colisão e foram levadas para Salgueiro, Sertão de Pernambuco.


Vigilância de Juazeiro divulga números de vacinados contra gripe A

quarta-feira, 31/03/2010

gripe_aO setor de Vigilância Epidemiológica de Juazeiro informou que, até agora, mais de 1,8 mil pessoas já foram vacinadas contra a doença, dentre trabalhadores de saúde, indígenas, gestantes, portadores de doenças crônicas e crianças. A estimativa é que a campanha atinja 100 mil pessoas.

Esta semana a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Influenza H1N1, ou gripe suína como é conhecida, continua em Juazeiro. Até dia 02 de abril, seguindo o calendário do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde estará imunizando as gestantes, população com doenças crônicas (exceto idosos) e crianças com idade de 6 meses a menores de 2 anos. A vacina está sendo disponibilizada em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) da zona rural e urbana do município.

Na terceira etapa da campanha de vacinação, de 05 a 23 de abril, serão imunizados os adultos com idade entre 20 e 29 anos.

Agência do banco Itaú é assaltada em Petrolina

quarta-feira, 31/03/2010

assalto_pistolaTrês homens assaltaram ontem (30) uma agência bancária do Itaú, no Km 2, em Petrolina. De acordo com os policiais, os acusados, estavam armados e usando capacetes, quando anunciaram o assalto.

O vigilante Abel Amorim Filho foi rendido por dois dos homens, que levaram um revólver calibre 38, com seis cartuchos novos, de propriedade da empresa, e uma quantia em dinheiro não divulgada pelo banco.

Os acusados, não foram identificados e continuam foragidos.


l

Semáforos com a lâmpada queimada dificultam o trânsito em Petrolina

quarta-feira, 31/03/2010

sinalQuem dirige pelas ruas de Petrolina pode notar a quantidade de lâmpadas queimadas nos semáforos da cidade. De acordo o petrolinense Victor Hugo Oliveira, o semáforo que fica ao lado da ótica Dias, no centro está com todas as lâmpadas queimadas.

Os semáforos de Petrolina estão em condições precárias já tem muito tempo, esse do Centro é horrível. Toda vez que passo lá vejo vários carros furando o sinal, sem falar nos pedestres que ficam desorientados, basta passar 5 minutos no local para ver. Temos que ter muito cuidado, pois um grave acidente pode acontecer”, alertou Victor.

Cenário do Alto do Cocar II: Buracos, lama, mato e muriçoca

quarta-feira, 31/03/2010

SDC14262[1]

1 (2)

O morador Raimundo da Silva Sousa, entrou em contato com o Blog para denunciar a falta de atenção ao bairro Alto do Cocar II, em Petrolina.

De acordo com Raimundo, o cenário do bairro é composto por buracos, lama, lixo e mato. “Precisamos de atenção para o Bairro Alto do Coca II, lá só tem mato, ruas esburacadas com muita lama (quase intransitáveis), falta de saneamento básico. A prefeitura fez uma limpeza no inicio de 2009 e até hoje os entulhos estão arrumados na rua 36.”

O morador reclamou também sobre as muriçocas no local. “Ninguém aguenta mais tanta muriçoca. Além disso, alguns animais vêm comer o mato da rua, fazem as necessidades perto das residências, fica um mau cheiro insuportável. Ninguém resolve nada, nem o presidente do bairro, José Roberto, nem os vereadores, nem os secretários e muito menos o prefeito”, concluiu.

Vereador Zenildo quer reintegração de médica neuropediatra

quarta-feira, 31/03/2010

DSCF1333A demissão dos dez profissionais da policlínica do hospital Dom Malan, em Petrolina, repercute e quem sofre é o povo.

O vereador Zenildo do Alto do Cocar (PSB) comentou a demissão de especialidades como neuropediatra, proctologista e dermatologista. “Drª Adriana Tenório, que é neuropediatra, foi demitida, ela atende a crianças carentes e especiais, as famílias estão preocupadas, porque a maioria destas crianças tomam remédios controlados. Pedimos encarecidamente ao prefeito de Petrolina que reveja os contratos destes médicos, para que esta médica volte a atender estas crianças especiais. É muita dificuldade para o nosso povo pobre, principalmente quem mora na periferia. Pedimos que estes médicos voltem”, destacou.

Prefeito de Petrolina decreta ponto facultativo na quinta – feira santa

quarta-feira, 31/03/2010

Devido a Semana Santa, o prefeito Júlio Lóssio decretou ponto facultativo nas repartições municipais, na próxima quinta-feira (01/04), durante todo expediente.

Os serviços como coleta de lixo, limpeza pública, creches municipais e saúde, funcionarão normalmente.

Empresa contrata professores para atuar em cursos profissionalizantes

quarta-feira, 31/03/2010

Empresa contrata profissionais para atuar como professores de cursos profissionalizantes, aos sábados, nas cidades de Lagoa Grande, Juazeiro, Santa Maria da Boa Vista.

Os profissionais serão selecionados para ministrar os cursos de: auxiliar em segurança do trabalho, agente de saúde, atendente de farmácia, auxiliar administrativo, auxiliar de vigilância sanitária, primeiros socorros e autonomia profissional.

Para maiores informações, os interessados podem entrar em contato com Francisco, pelo telefone (87) 8817-0442.

A Câmara de Vereadores, a desorganização continua

quarta-feira, 31/03/2010

A Câmara de Vereadores de Petrolina está em sessão. Melhor que não estivesse. A sessão é tumultuada e desorganizada. Os vereadores brigam entre si e tratam de problemas e acusações particulares. O presidente não tem controle nem dos microfones que vivem abertos para que os gritos sejam ecoados.

Os convidados, como sempre, assistem a briga dos parlamentares e lá no final, quando a platéia for embora devem falar.

O tenente coronel Carlos Pereira do 5º BPM e o Diretor da EPTTC, Orlando Tolentino, chegaram desde às 9h para debaterem sobre o uso do capacete. Vão esperar muito ainda pra falar.

Disputa pela presidência começa a movimentar a câmara de Juazeiro

quarta-feira, 31/03/2010

camarajuazeiroDepois que o presidente do PT do B de Juazeiro, Francisco de Assis anunciou semana passada em diversas meios de comunicação a intenção de o partido disputar a presidência da Câmara de Juazeiro, os outros partidos também começaram a se movimentar para entrar na disputa que ainda será em dezembro.

Assis afirmou que o partido tem dois candidatos bem votados, os vereadores Mozaniel Porfirio e Suzana Ramos, e por isso tem respaldo suficiente para concorrer. Assis lançou o nome de Mozaniel como candidato após o desinteresse da parlamentar Suzana em concorrer.

Em meio à antecipação do PT do B outros vereadores também já começaram a manifestar interesse em concorrer à presidência. Surge agora como nomes Alex Tanuri (PSDB), Mitonho Vargas (PT), Nilson Alves (PTB), Damião Medrado (PMDB) e José Carlos Medeiros (PV), que também afirmaram que concorrerão à presidência da Casa.

Dr. Pérsio diz que vai solicitar informações sobre a falta de comida no hospital Dom Malan

quarta-feira, 31/03/2010

DrO blog procurou ouvir o vereador Dr. Pérsio Antunes, da Comissão de Saúde, a respeito da falta de alimentação no Hospital Dom Malan. De acordo com ele, hoje (31), irá solicitar informações sobre a empresa que é responsável por garantir a alimentação no hospital. “Enquanto membro da Comissão de Saúde vou solicitar informações sobre o porquê faltou alimentação. Mesmo na dificuldade que o Dom Malan estar não pode faltar comida, e se faltou, alguém tem que responder por isso”, declarou.

Dr. Pérsio destacou que o problema da saúde pública de Petrolina é antigo. “A saúde de Petrolina vive o problema desde quando foi municipalizada em 1993, ano em que assumiu a gestão plena e assumiu o hospital Dom Malan”. Ele ainda disse que “hospital não é responsabilidade do município e sim dos governos estadual e federal”.

O vereador acrescentou que a falta de comida, de profissionais e de energia no hospital é um problema dos governos anteriores, e também do governo atual. “Este é um sintoma da situação que foi gerada de governos anteriores e do próprio governo atual que não quer ajudar o hospital Dom Malan e assumir a sua fatia de responsabilidade. Eu acho que o governador tem que receber o Dom Malan ou então tem que dar recursos para que o hospital seja cuidado pelo município. Nós temos condições de cuidar do hospital se o governo oferecer recursos”, afirmou.

Vereadores chamam atenção para atraso das obras da “ponte picolé”

quarta-feira, 31/03/2010

DSC01785tanuri1A paralisação das obras do lado baiano da Ponte Presidente Dutra foi alvo de criticas dos vereadores de oposição Alex Tanuri (PSDB) e José carlos Medeiros (PV). No seu discurso na sessão da Câmara desta terça-feira (30), o vereador José Carlos Medeiros questionou de quem é a responsabilidade pela paralisação das obras e ironizou chamando-a de ponte picolé. Medeiros lembrou ainda que o presidente do PV já tinha responsabilizado o DNIT pelos atrasos na obra. Aliás, esse foi um dos motivos que supostamente contribuiu para a saída do PV da base do governo Isaac.

É importante que as pessoas reflitam sobre quem é responsável pela paralisação das obras da ponte picolé. Mais uma vez o DNIT entra em cena como personagem principal pela paralisação das obras da ponte. E ai faço referência a discussão do presidente que recentemente responsabilizou o DNIT pela não continuação dos serviços da ponte”. E hoje mais uma vez a ponte picolé está com as obras paralisadas. Mais uma vez as obras estão paralisadas por irresponsabilidade do DNIT, ressaltou.

O vereador cobrou uma mobilização dos poderes para a resolução do problema. “O governo federal precisa tomar pé disso. Não podemos esquecer que um órgão federal é responsável pela paralisação da ponte. Eu peço a mesa diretora para que acione os deputados federais e o prefeito de Juazeiro para que unidos se busque uma solução para que o para que o DNIT deixe de penalizar Juazeiro”.

O vereador Alex Tanuri (PSDB) também ressaltou que as atenções não devem ficar apenas na construção do anel viário. “O DNIT é de responsabilidade do governo federal e fica essa embromação. Os governos Municipal, Estadual e Federal não podem esquecer que as obras na ponte já tem 28 dias parada causando transtornos para a população”.

Fernando Bezerra Coelho fica no cargo e não é candidato ao senado

quarta-feira, 31/03/2010

entrevistaDepois de uma conversa difícil com o governador Eduardo Campos (PSB), na manhã de ontem (30), o secretário de Desenvolvimento Econômico Fernando Bezerra Coelho abdicou de disputar o Senado e optou ficar no Governo.

Em contrapartida, o sertanejo pode ser indicado pelo PSB a algum ministério em um eventual Governo Dilma Rousseff (PT), segundo revelaram governistas.

Para vincular a imagem de Bezerra Coelho à de Dilma, o socialista assumirá a função de coordenador da campanha da petista no Estado – posto que deve dividir com alguém do PT.

Beneficiário de programa habitacional defende fiscalização das obras

quarta-feira, 31/03/2010

100_6511O líder comunitário do Vila Vitória, Paulo Ricardo reclamou ontem (29) no programa Edenevaldo Alves na Petrolina FM, que está havendo morosidade na construção das casas do programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, em que inicialmente 50 famílias foram contempladas com a construção das moradias no bairro Pedra Linda, em Petrolina. De acordo com Paulo é necessário ajudar com a mão-de-obra para agilizar a construção.

Sobre o assunto, Antônio Malan de Carvalho (foto), um dos contemplados com as casas, comentou que em reuniões com a Secretaria de Urbanismo do município ficou acordado que “esta é uma obra auto-assistida e cada família indicará um parente que será o fiscal da obra. Pode ser um pedreiro ou um ajudante que vai estar lá fiscalizando”, destacou.

Malan ainda enfatizou que a Secretaria não obrigou ninguém a fazer parte na obra. “Ninguém é obrigado a ficar na obra, mas se quiser a pessoa pode ser um fiscal. Pode escolher um pedreiro ou fiscal já que ambos serão remunerados. No meu caso que sou deficiente visual sou fiscal”.

Cada integrante das famílias contempladas, que também são responsáveis pela obra, fica com uma chave e a construtora com outra.

Nenhum comentário: