quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

ELEIÇÕES 2010

deu na folha de s.paulo

Com pesquisa, Dilma ganha força para 2010

De Kennedy Alencar:

Na avaliação do Palácio do Planalto, a pesquisa Datafolha publicada anteontem reforça a possibilidade de o presidente Lula conseguir costurar uma candidatura única à sua sucessão em 2010. Motivo: a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), ganhou musculatura, enquanto o deputado Ciro Gomes (PSB) perdeu força.

De acordo com o Datafolha, Dilma subiu cinco pontos percentuais entre o final de março e o final de novembro. Já Ciro perdeu de cinco a seis pontos, a depender do cenário, nesse período. O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), alcançou 41%, subindo três pontos. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Um grande obstáculo para Dilma era a larga vantagem de Ciro entre os candidatos do campo lulista. No final de março, a ministra obtivera parcos 3%. E o deputado, 20%. De março a novembro, a vantagem caiu para sete pontos -15% para Ciro contra 8% de Dilma.

Essa mudança alimenta no Planalto a avaliação de que a ministra poderá crescer ao longo de 2009. Se esse cenário se confirmar, Dilma teria argumento para se apresentar como cabeça de chapa. Assinante do jornal leia mais em: 

Com pesquisa, Dilma ganha força para 2010

Nenhum comentário: