segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Governo estuda medidas para desonerar investimento, diz Dilma Rousseff

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse na noite de quinta-feira (18), em São Paulo, que o governo está preparando medidas para desonerar os investimentos. Ela também revelou que a política monetária brasileira “será uma questão fundamental no próximo ano” para que o governo atinja a meta de 4% de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

Ao discursar para uma platéia de empresários, a ministra voltou a dizer que a redução dos juros é importante para que os investimentos se mantenham. “Tem que se reduzir o custo de capital para se poder manter a taxa de investimento”.

A ministra disse que o governo está preocupado com o custo do dinheiro e sua conseqüência sobre o crédito. “O que eu quero dizer é que o governo está muito preocupado, por exemplo, com a questão dos spreads porque há uma seleção adversa do crédito quando você cobra taxas de juros muito altas”, disse.

Ela também voltou a defender a redução na taxa de juros, diante de um novo panorama econômico mundial provocado pela crise financeira. Segundo Dilma, “a conjuntura econômica não é mais a mesma”.

Dilma Rousseff afirmou que o governo tem tomado todas as medidas possíveis para retomar o crédito e reduzir o custo financeiro. “O governo vai usar de todos os recursos para que não haja falta de crédito para as empresas investirem e continuarem criando empregos”, afirmou.

Segundo a ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República, apesar da atual crise econômica mundial ser “uma das mais profundas desde 1929”, o Brasil tem condições de enfrentá-la e de aproveitar a situação para se posicionar melhor num momento de retomada, porque tem uma economia em expansão e com capacidade de crescimento.

 Agência Brasil 

Nenhum comentário: